segunda-feira, 14 de julho de 2014

A COPA E O SENTIMENTO DÚBIO

Aplaudimos os algozes

Os Alemães vieram aqui, nos enfiaram 7, torcemos pra eles contra a Argentina e ainda os aplaudimos ao final. Estranho, né?

Vaias pra dona da festa

Imagine uma mulher que dá uma baita festa, convida um monte de gente e na hora do parabéns rola a maior vaia. Estranho, né?

Mais alegria na primeira fase

Sinceramente, curti mais a primeira fase da copa. Acho que por causa da multiplicidade de povos. Tinha os Argelinos fazendo a maior festa, os africanos. Na segunda fase ainda havia os Chilenos, os Colombianos. No final ficaram os chatos dos Argentnos, os Holandeses laranjando tudo, os sempre simpáticos alemães e nós Brasileiros. 

A derrota de 7x1 foi desnorteante

Parei até de escrever meus textos. Perdi o norte. Quem leu meus textos viu que o tempo todo eu dizia que achava que a seleção não era favorita ao título. Mas ninguém podia esperar os 7x1. Foi algo indescritível. Acho que nem conseguimos dimensionar o impacto. Que nem explosões nucleares. A radioatividade vai perdurar por muito tempo.

Melhor da copa

Pra mim James Rodriguez. Muitos acham que é o Robben. Se for futebol correria pode até ser. Mas categoria foi com o Colombiano. Messi esteve no mesmo nível que Neymar.

Melhores seleções da copa

A Alemanha incontestável em primeiro lugar. Depois a melhor seleção que vi jogar foi a Colômbia. Em terceiro lugar vem a Holanda pela eficiência. Depois vem o Chile, que jogou um futebol muito solidário e perdeu no detalhe. Depois é que vem a Argentina, que foi chegando aos trancos e barrancos. Em sexto lugar é que viria a seleção brasileira, no mesmo nível da Bélgica, da França e até de Gana, que pra mim fez o melhor jogo da copa contra a Alemanha.

Melhor técnico

O treinador da Alemanha pelo trabalho de continuidade. Depois, pra mim o treinador do Chile, cujo time jogou um futebol coletivo muito interessante. Van Gaal poderia ter se contratado de colocasse o goleiro Kull de novo e esse pagasse mais dois penaltís.

Gols mais bonitos

Van Persie contra a Espanha, James Rodriguez, não me lembro contra quem, o atacante da AustráliaGotz contra a Argentina

Imagens da copa

A mordida do Soares, as vomitadas do Messi, as vaias, os lindos estádios, as torcidas de todo o planeta, os lindos cenários brasileiros, os Alemães dançando com os Índios, a queda do viaduto e a quebra da costela do Neymar. 

O que faltou pro Brasil

Faltaram bons jogadores. Temos uma safra ruim. Fazer o que? Estão defenestrando o Felipão, mas poucos contestaram a convocação. Eu sinto falta de um armador, aquele 10 garçom. Mas não tínhamos um confiável.

Ficou um sentimento dúbio

Por um lado ficamos orgulhosos pois fizemos uma bela copa. Mas não fizemos bem exatamente aquilo de que nos gabamos sermos os melhores do mundo. 

Copa das copas?

Superlativos, ufanismos, pode ter sido até legal. Mas fizemos festa pra Alemão e fomos nós que dançamos. 

Mas...

...tomara que aprendamos com os Alemães, principalmente que recuperemos a espontaneidade, a simpatia, menos merchandising, menos marketing e mais futebol, mais naturalidade. 

Que venha o Brasileirão...

Pra nós Cruzeirenses, fica aquela dúvida se o time manterá um bom nível da primeira parte do campeonato. Pelo que tudo indica sim. Quanto ao Atlético, difícil prever como o time retornará. Muitos desvalorizam, eu adoro o Brasileirão. E vamos que vamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário