sábado, 12 de outubro de 2013

PRÉ CLÁSSICO e OUTROS ASSUNTOS


Cruzeiro - sem pressão...

O Grêmio poderia pressionar o Cruzeiro, mas Rafael Sobis, um jogador identificado com o Inter fez um golzim no finalzim e retirou boa parte da pressão. Sem considerar o clássico, o Cruzeiro tem 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e 14 pontos a mais que o terceiro colocado. A situação ainda é muito cômoda. Porém, mesmo com time completo, mesmo com uma campanha quase irretocável, a torcida é desconfiada e tem sempre um pé atrás. 

Atlético - Cuca tenta motivar...

O grande desafio do Cuca deve estar sendo motivar o time...e de uma forma crescente. Vencer o clássico, sem o Ronaldinho e de forma convincente é tudo que o Atlético precisa para dar confiança ao time e à torcida. Por isso, Cuca resolveu investir na partida e descansou o time na última rodada. Mas é bom observar que o time joga bastante desfalcado ainda. Porém, mesmo com desfalques importantes, a torcida continua acreditando.

Tendências Atlético

O Atlético vai lutar muito, mas falta alegria ao time. Joga um futebol as vezes eficiente. Mas longe da alegria que tinha com R10, Bernard e Jô na frente. Marcos Rocha costuma regular contra o Cruzeiro. Alecsandro tá doido pra ser heroi pelo menos em uma partida e essa é a chance. Luan também costuma regular. Não fosse aquele gol dele no mineirão, perigava o cruzeiro ter virado aquela vantagem de 3x0. Ele fez o gol que praticamente garantiu o título. Giovani no gol pode até segurar, mas não oferece a mesma segurança que um Vitor. Rever também faz uma falta imensa. Com todo respeito ao Emerson, recém comprado. Josué também é bom. Mas Donizeti é um pit bull. Ele e o Pierre mordem muito e o Atlético fica em guarnecido ali. Fernandinho é um jogador que dribla e chuta bem. Pode surpreender. Tardelli também é bom e eficiente. Se derem espaço ele marca mesmo.

Tendências Cruzeiro

Vai depender de como vai entrar no jogo. Se não jogar com faca nos dentes, corre o risco de perder de novo. No jogo contra o SP perdeu no pé duro. O São Paulo mordeu mais, suou sangue e mereceu. Corre o risco do Cruzeiro relaxar um pouco por causa do resultado do Grêmio. Pode ser bom ou ruim. Jogando sem pressão, o time pode jogar na frieza, esperando a hora para encaixar contra ataques matadores e vencer o jogo. Agora, se perder pode desencadear uma sequência negativa.

Por falar em sequência negativa...

O Coritiba segue ladeira abaixo. Seu namoro com a segundona tá se encaminhando para virar casamento. O time que começou muito bem, liderando as primeiras rodadas com shows do Alex, pode aparecer na lista do Z4 pela primeira vez amanhã.

Outras decepções

O Fluminense empatou com o Grêmio no finalzinho. Não dá pra acreditar que o Flu tá tão mal, mais ou menos com o mesmo elenco do ano passado. Tá certo que não tem Thiago Neves e Wellington Nem. Mas tava com o Fred até pouco tempo e não estava engrenando também. E Luxemburgo parece que tá com validade vencida mesmo. É um boleiro à moda antiga e o futebol tem evoluído. O Corínthians parece que caiu na real. Não era aquilo tudo. Tinha um time bem encaixado que desencaixou. Saiu apenas o Paulinho. Parece que rolou um tédio, depois de ganhar tudo. O Atlético padece de desfalques seguidos, seja pela seleção, seja por contusões mesmo. O Inter joga um campeonato de gangorra. Formou um elenco que no papel parecia o melhor, mas com Dunga, não conseguiu engrenar e pelo que se vê, não vai muito longe. O Grêmio surpreende com um futebol covarde. Jogar retrancado contra o Fluminense que jogava com um jogador a menos mostrou que Renato Gaúcho mudou seus conceitos. O São Paulo é outra decepção. Um bom elenco que perdeu jogos seguidos, sem demonstrar poder de reação. Até que ganhou do Cruzeiro e provou que tem potencial, mas permanece ainda ameaçado. E pelo retrospecto, corre o risco de jogar mal as próximas partidas e voltar a perder. O Botafogo começou muito bem, mas perdeu fôlego.

As grandes novidades

Pra mim são dois times: o Cruzeiro, que surpreendeu todo mundo, não sendo cotado entre os favoritos no inicio do campeonato. Começou disputando a liderança com Coritiba e Botafogo e depois foi se distanciando, jogando um futebol solidário como há muito não se via no país. Outra novidade pra mim foi o Atlético Paranaense. O time descansou durante o campeonato paranaense. Botou um time reserva pra jogar o Paranaense, enquanto treinava para o nacional, Parece que deu certo, pois o time tem voado. Pra mim, muito melhor que o Grêmio, que vem disputando o segundo lugar jogando um futebol covarde.

Um campeonato de poucas torcidas felizes.

Se um campeonato pode ser medido pelo número de torcidas satisfeitas, podemos considerar que é ruim sim. Penso que as duas únicas torcidas satisfeitas mesmo com o campeonato são do Cruzeiro e do Atlético Paranaense. Para muitas torcidas, tem sido um suplício. Vejamos. Para a torcida do Grêmio é frustrante, pois para um time tão acostumado a títulos, ficar em segundo ou terceiro não gera satisfação. A torcida do Botafogo que ocupa a terceira posição também não deve estar feliz, pois o time caiu de produção. A torcida do Atlético de Minas não está satisfeita, pois o rival pontua o campeonato. Se o Cruzeiro estivesse mal, tava tudo certo. A torcida do Vitória deve estar até mais ou menos satisfeita, pois o time melhorou após a chegada do Ney Franco. A torcida do Flamengo, começa até a se animar um pouco mais, pois o time pelo menos tem tido muita aplicação. A torcida do Inter é uma das mais frustradas. O time jogando em Novo Hamburgo não emplacou. A torcida do Goiás pelo menos vê o time jogar bem e vencer partidas em casa e até fora. A torcida do Santos vive a depressão da falta de craques. Perder seu megacraque Neymar foi demais para o time e Montillo não conseguiu render o que se esperava dele. O Bahia se sustenta na meiuca, num sobe e desce danado. Se conseguir se manter na primeira divisão, já será alguma coisa. A torcida do Corinthians anda frustrada com o Time, com o Tite, mas vai ter de aguentar o tédio, pois a diretoria não vai mudar. A torcida da Portuguesa, fica satisfeita se conseguir se manter na primeira divisão. A torcida do Fluminense se dará por satisfeita se conseguir se manter na primeira divisão. O time não tá jogando nada. A torcida do Coritiba nem sabe o que fazer. A queda tá forte e difícil de conter. Frustração também ao ver o rival lá em cima na tabela. A torcida do São Paulo teve um alento com a vitória sobre o Cruzeiro, mas o pesadelo volta com uma derrota contra o Corinthians. O Vasco tem jogo decisivo contra o Criciúma, mas a situação do time na competição e o lado financeiro são muito preocupantes. O Criciúma, se conseguir permanecer na primeira divisão já será grande vitória. A Ponte Preta também ainda tem esperanças remotas de escapar da degola e o Náutico já foi. Por ter tão poucas torcidas felizes, muitos tem considerado o campeonato ruim. 

Pode estar ruim pra vocês


Pra nós Cruzeirenses, tá bom demais. O grilo tri continua cantando...e nós vamos observando o brejo de longe. Tem muitos times prestes a atolar os pés nos campos sem grama da segundona...

Nenhum comentário:

Postar um comentário