domingo, 26 de março de 2023

MENSAGEM ZÉ DO CANADÁ pra CHINA AZUL. VALE À PENA LER...


Olá,

O que está acontecendo com o torcedor do Cruzeiro e a imprensa mineira? Eu entendo o lado do torcedor, em 2019 quando caímos, muitos torcedores decidiram pular em um “buraco de tatu” para escapar da triste realidade. Por que a imprensa decidiu ir junto?

Em um ano de SAF, o que eu estava esperando de uma imprensa moderna e eficaz, era uma reportagem madura, bem desenhada e executada sobre o primeiro ano de nossa nova administração. Tanto o Ronaldo, como todos de sua equipe, sempre foram muito sinceros e claros ao dizer que eles adotaram o modelo europeu de administração, portanto, eu gostaria de saber a visão do clube sobre algumas decisões que eles tomaram e continuam tomando em comparação com clubes que têm a mesma forma de administração do Cruzeiro, clube europeus. Não estou interessado na diferença financeira, estou interessado no modelo de gestão.

Por exemplo, o modelo que eu uso para comparar, o Newcastle United foi vendido em outubro de 2021, o Cruzeiro SAF em dezembro 2021. O consorcio que comprou o Newcastle United tem muito dinheiro, acho que seria muito informativo para o torcedor do Cruzeiro entender como e porque o grupo decidiu não investir em medalhões, qual a razão de investir em infraestrutura, em novas vias de receitas? Como isso é feito na Europa? Como o Cruzeiro está fazendo em comparação? Como podemos ajudar o time adequando esse modelo ao Brasil?

Na minha percepção, o que eu encontro é uma simbiose entre torcedor e imprensa segurando o Cruzeiro, tentando fazer a administração voltar ao passado para as coisas fazerem sentido?

Vocês já acompanharam esporte na América do Norte ou Europa? Aqui no Canadá por exemplo, mascotes mudam de cor no dia do Canadá, mudam de cor no St. Patrick Day, um feriado de origem irlandesa onde o verde é a cor da festa, e não interessa a cor do time, todos usam mascote verde. Colecionadores podem comprar as coleções de mascotes que o clube coloca durante o ano, presentes para crianças e adultos etc. Isso não faz sentido para vocês?

Tem repórter falando que o Cruzeiro não ouvi o torcedor, ou que o Ronaldo precisa devolver o time para o povo. Para vocês isso é jornalismo sério? Se o torcedor do Cruzeiro ainda não sabe, entenda, o Cruzeiro nunca foi do povo. O Cruzeiro era da Associação, por cem anos, o torcedor teve a chance de ser dono do time, mas ao invés de usar a cabeça e se associar a associação, muitos deles se associaram a um governo paralelo, chamado de “organizadas”, entendo a ironia. Por algum motivo bizarro, esses organizados se acham donos do time? E os repórteres apoiam essa insanidade?

 O Cruzeiro SAF tem um plano de operações, cabe ao torcedor maduro, entender o plano e questionar de forma madura alguma parte que eles não entendam. Por que temos que forçar o clube a voltar a forma “tupiniquim” de administração?

Eu sou mineiro e posso dizer, nós somos um povo preguiçoso. Quem nunca caiu no “ali” de mineiro? Ali, é qualquer lugar naquela direção, que não seja aqui. Entendo a nossa preguiça coletiva, mas não é destruindo nossas florestas que vamos conseguir sair do mato. Precisamos da nossa imprensa de volta.

Saudações Celestes,

Zé do Canadá

Um comentário: