domingo, 9 de fevereiro de 2014

RETORNO DA RESENHA DO MARTINO

CAMPEONATO MINEIRO 4ª RODADA

O campeonato mineiro desse ano começa a aponta tendências interessantes, embora ainda seja cedo para previsões. Alguns times que tem a tradição de passar para a fase final e figurar no G4 poderão não se classificar este ano. Qualquer pessoa em sã consciência diria que dois lugares já estão garantidos para Cruzeiro e Atlético. Mas será? É claro que é essa a tendência, mas é importante atentar para o fato de que o campeonato é de tiro curto. Se o Atlético perder para o Cruzeiro no domingo, poderá distanciar-se perigosamente dos líderes. Dá pra perceber que o pessoal do BOA ESPORTE não está brincando em serviço. Não é atoa que vem num crescendo nos últimos anos. Na Série B do ano passado, chegou a figurar entre os primeiros colocados e quase se classificou para a Série A, que seria um grande feito. Mas está mantendo uma regularidade impressionante no rural desse ano, figurando em primeiro lugar nos pontos perdidos. Tem 100% de aproveitamento. Aproveitamento de campeão. Quem viu a partida da Caldense contra o Cruzeiro, pode perceber que a veterana tem uma boa equipe. O verdão de Poços foi uma das únicas equipes que conseguiu pressionar o Cruzeiro nos últimos tempos. Também tem time para chegar nas semifinais. O Tupi também tá com uma meninada afim de jogo. Gostei do centro avante Da Silva, que fez um belo gol contra o Atlético. Parece que será um time difícil de ser batido em seus domínios. O Tombense, em 5º lugar, ganhou do Atlético dentro do Independência, fato que havia acontecido apenas uma vez na historia. Também pode complicar a vida dos grandes, pois tem um ataque atrevido. Depois na tabela vem o Guarani de Divinópolis em 6º. Não vi jogando e portanto seria leviano comentar. O Atlético em 7º lugar deve se recuperar ainda. Com os titulares em campo, ganha da maioria dos times. O oitavo colocado é o Nacional de Muriaé, que venceu sua primeira partida contra o Guarani. Em 9º vem o Villa Nova, que também não tem um time ruim. Mancini tem jogado bem e o time ainda pode se encontrar na competição. Tradição não lhe falta. Em 10º lugar vem a URT, que pra mim é séria candidata a retornar para a segunda divisão. Em 11ª posicão vem o América, que pra mim esse ano não entra no G4. O elenco do coelho tá muito fraco. Só se acontecer um milagre. E achei um desrespeito o Obina jogar com aquela barriga toda. Nem todos são como o Walter que consegue velocidade mesmo com aquelas toneladas de banha. Em último lugar figura o Minas Futebol de Sete Lagoas, que eu nem sabia que existia. Pelo que vi até agora, aposto nos seguintes times para o G4:  Atlético, Cruzeiro, Boa Esporte, Caldense ou Tupi. O Villa também pode chegar, se encarnar o espírito da academia de Nova Lima. O Tombense também pode surpreender.  

PASSEIO DOS RESERVAS AZUIS

O misto quente funcionou muito bem e deixou a torcida cruzeirense ainda mais animada. Vou comentar jogador por jogador. Fábio mais uma vez foi firme em todos os lances. Maike jogou excelente partida, com muita lucidez no toque de bola e no jogo conjunto. Fez excelente dobradinha com o Tinga. Walace fez excelente partida, mostrando segurança pra sair jogando. Leo foi emocionante. Um cruzeirense assumido que se emocionou e subiu muito bem de cabeça. Gostei bastante de Luan pela esquerda. Parece que jogando por ali ele tem um passe melhor e joga com firmeza, com boa recuperação. Gostei do Rodrigo, volante que veio do Boa Esporte. Firme e excelente tomador de bolas. Henrique também jogou bem. Ele toca muito a bola pro lado, faz girar, como ensinava Adilson Batista. Tinga fez excelente partida, chutando a gol e ditando o ritmo. Gostei do Julio Baptista também, a não ser por um detalhe. Ele chutou a gol e cabeçeou várias vezes para defesa do bom goleiro americano. Mas a maioria das bolas foram onde o goleiro estava. Os atacantes não teriam tirar do goleiro? Willian bigode mostrou por que é tão querido por parte dos torcedores. Jogou muito e lançou para os dois gols de cabeça do Leo. Embora tenham enchido demais a bola do Marlone, achei ele meio displicente, driblando em excesso, ainda não tão adaptado ao jogo coletivo do Cruzeiro. Tem bola, dribla muito bem, arma com qualidade, mas precisa ser mais objetivo. De qualquer maneira, uma promessa que merece ser lapidado. Dos reservas que entraram, gostei do Eurico, que entrou com personalidade. Alisson também caiu muito bem pela direita e conseguiu muitas jogadas não aproveitadas pelo ataque. Elber já não mostrou tanto futebol nessa partida, se limitando a tentar jogar algumas bolas na área, mas sem precisão. Já o América, levou sufoco o jogo inteiro jogando contra os reservas do Cruzeiro. Já pensaram contra os titulares? 

Outros campeonatos

No que diz respeito ao campeonato carioca, vi o jogo entre Flamengo e Fluminense. Um grande jogo. O Flamengo tem sido muito eficiente nas últimas partidas, mas o Fluminense tem mais jogadores talentosos. O  time de Renato Gaúcho tem Dario Conca em grande forma e buscou reforços importantes como Valência e o gordito Walter. E anda tem jogadores como Rafael Sóbis e Wagner, um ilustre reserva. Pra mim, o Fluminense é hoje o segundo melhor time do Brasil, atrás apenas do Cruzeiro. O Vasco tenta se reerguer e tem um time esforçado. O Botafogo perdeu muito com a saída do Seddorf. No campeonato paulista, assisti algumas partidas também e vejo o seguinte. O Corínthians tinha um time aplicado, com poucos talentos. A partir do momento que o time perdeu a aplicação, virou um time de pernas-de-pau. Futebol feio de assistir. O São Paulo parecia que ia engrenar, mas perdeu para o Palmeiras e teve uma queda de produção. O Palmeiras vem fazendo uma boa campanha, tem um futebol solidário, mas não passa disso. O Santos é que vem jogando um futebol mais vistoso e tem alguns jogadores interessantes pra entrar no time. O futebol do Sul e do Paraná eu não tenho acompanhado e não sei como está. 

Copa do Mundo

Não considero o Brasil favorito. É claro que o fato de jogar na pátria verde e amarelo pesa, mas em minha opinião, a Alemanha, Espanha e Argentina tem times melhores que o Brasil em números de craques. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário